1 de fevereiro de 2015

Lake Tahoe no inverno: além das pistas de ski (parte 1/2)

Desde pequena gosto de nadar e de estar dentro da água, de preferência o mar (mas, quem não tem o mar, vai para o lago). Com isso, sempre fui fascinada por águas cristalinas no mar ou no lago (mais difícil de encontrar). Alguns meses atrás, estava olhando o site do MatadorNetwork, e achei um artigo que fala sobre lugares para nadar com águas cristalinas. Obviamente, o Caribe, e certas ilhas no oceano pacífico lideram a lista. Me surpreendi ao ver o Lake Tahoe na lista com tamanha concorrência (que, aliás, não menciona algumas praias maravilhosas no Brasil com águas bem cristalinas).

O Lake Tahoe esta na divisa do estado da Califórnia e Nevada e é o sexto maior lago dos EUA, após os cinco Grandes Lagos (Great Lakes). A água é tão transparente que em alguns lugares a visibilidade chega a 20 metros! No verão, a temperatura da água chega a 20 graus, e por ser tão profundo (chega a ter quase 500 m de profundidade!) a água mais gelada que fica no fundo mistura com a água mais quente da superfície (menos densa), evitando que o lago congele no inverno. Apesar de associarmos a Califórnia com praia e calor, o estado possui uma grande rede de montanhas chamadas Sierra Nevada, que expande quase 700 km entre o norte-sul e 100 oeste-leste. O maior pico chega a 4 mil metros, e tanto o Lake Tahoe quanto o Yosemite National Park fazem parte dessa cadeia (que possui mais outros dois parques nacionais: Sequoias e Kings Canyon). A precipitação que cai em cima das montanhas com mais de 1.800 m é em forma de neve.

Vista do Tallac Historic Site
A história de como o lago foi formado é contada através de placas em alguns pontos ao redor do lago e é bem interessante (nunca me interessei por geografia mas de repente tornou um tópico interessante pois explica a beleza por trás dos lugares, ou como os crentes dizem 'como Deus criou a Terra'). A bacia geológica foi formada através de deslizamentos da terra há 2 milhões de anos. O lago é rodeado por montanhas com picos que chegam à 3 mil metros e está a quase 2 mil metros acima do nível do mar. Existe um vulcão extinto que também ajudou a esculpir a paisagem.

Lake Tahoe: vista da Highway 50

Após sair de Sacramento, peguei a estrada 50 em direção à South Lake Tahoe e de acordo com o GoogleMaps, chegaria em 2 horas (menos de 200 km). É válido saber que a Califórnia possui uma lei bem interessante (não vale em Ontário): no inverno é obrigatório todos os carros andarem com correntes no porta-mala. Isso mesmo, corrente de ferro para colocar nos pneus e dar mais segurança ao dirigir quando tiver neve ou gelo na estrada. Assim, é bom ficar de olho nas condições das estradas (mapa atualizado com as condições das estradas em Nevada e site semelhando mas válido para California, com a desvantagem de ter que colocar o número da highway), pois existem diferentes níveis de alerta. Tem um alerta que fala que todos carros precisam de pneus de neve (o mais grave, e pra pensar bem, nessas condições é melhor esperar a tempestade passar do que enfrentar a estrada), outro alerta diz que veículo normal precisa de corrente, enquanto carros 4X4 podem ter apenas os pneus de neve. Soube disso vendo dicas de viagem no inverno no Yosemite National Park. E é sério: por estar tão elevado em relação ao nível do mar, a água congela a uma temperatura maior e assim é possível ver gelo mesmo estando com temperaturas positivas.


Como falei anteriormente, a minha maior preocupação nessa viagem era a neve e as benditas correntes! Eu olhava toda hora as condições das estradas, no dia anterior à viagem, de manhã antes de pegar o carro, e enquanto estava em Sacramento. Pensava primeiro no $$ que teria que pagar para colocar correntes ou alugar um carro 4X4 (mas tem que ter pneu de neve para poder escapar um pouco a exigência das correntes e não sei se as companhias alugam carro assim - deve ser uma fortuna) e pensava no perigo que é dirigir sob essas condições! Por sorte, poucas horas antes de eu pegar a estrada - foi liberada o uso das correntes na região (foi sorte demais!). O que o GoogleMaps não fala é que tipo de estrada que você vai pegar, e eu nem desconfiei que 2 horas para 200 km era meio devagar. Também não me toquei que a estrada passa pelas montanhas!!! Isso mesmo, lembro que passa por um ponto super elevado e o Lake Tahoe e região está bem abaixo (veja a foto acima). Peguei neve, chuva e dirigi à noite na ida. Acho que demorei quase 3 horas e meia para chegar em South Lake Tahoe, mas cheguei, sã e salva.

O Lake Tahoe é uma atração bem famosa na Califórnia: no inverno as pessoas lotam as inúmeras estações de ski e no verão as "water sports" reinam. Existem muiiiiitas trilhas pelas montanhas para caminhar e andar de bike. Percebi que dá para passar uma semana tranquila, e fazendo coisas diferentes todos os dias, em qualquer estação. Indo no inverno, todo mundo me perguntava se eu ia esquiar. Não fui. Eu adoro esquiar, MAS eu estava indo para um dos lagos mais bonitos do planeta, eu queria andar, tirar foto e aproveitar "o presente de Deus".

Estação de ski Heavenly : infraestrutura turística inclui pista de patinação no gelo, decoração natalina, lojinhas etc.
Resolvi ficar em South Lake Tahoe e a ideia era dirigir ao redor do lago ao longo de um dia, sem pressa e curtindo as belas paisagens. Existem inúmeros 'pontos' para parar ao longo da estrada (e devo ter parado em quase todos) que na verdade não são próprios para paradas mas as pessoas param mesmo assim. Por ser baixa estação, vários parques estavam fechados e algumas atrações turísticas também. Como observei em Québec, no inverno tudo pára ou fecha, e quando chega o verão as atividades são infinitas. Acabou que esse dia estava nublado e quando amanheceu no dia seguinte com aquele sol de rachar não resisti e dei outra volta (rápida).

Sobre as principais atrações do Lake Tahoe, clica aqui.

Um comentário:

  1. Uma aventura e tanto, porém bastante perigosa! Águas azuis e transparentes são lindíssimas...

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